Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente dos EUA, Joe Biden, receberá na quinta-feira (19) a primeira-ministra da Suécia e o presidente da Finlândia na Casa Branca. O ato é uma demonstração de apoio dias depois que os dois países anunciaram que procurariam se juntar à Otan.
Eles devem discutir os pedidos de entrada da Finlândia e da Suécia na Otan, a segurança europeia e o apoio à Ucrânia em meio à invasão da Rússia, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, em um comunicado.
Ambos os países estão procurando se juntar à aliança militar depois que o ataque da Rússia à Ucrânia provocou novas preocupações de segurança em toda a região. Suas tentativas históricas de ingressar na Otan representam uma evolução dramática na segurança e na geopolítica europeias.
Os EUA e outros líderes da aliança expressaram apoio à adesão da Finlândia e da Suécia à aliança militar. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que o país “apoiaria fortemente” suas aplicações na Otan. Mas a medida foi recebida com resistência por Rússia e Turquia.