Mundo

EUA reabre embaixada em Kiev

Três meses depois de fechar suas portas por causa da invasão da Rússia, os Estados Unidos levantaram a bandeira e reabriram sua embaixada em Kiev.

“Hoje estamos retomando oficialmente as operações na Embaixada dos EUA em Kiev”, disse o secretário de Estado, Antony Blinken, em comunicado nesta quarta-feira (18).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O povo ucraniano, com nossa ajuda de segurança, defendeu sua pátria diante da invasão inescrupulosa da Rússia e, como resultado, a bandeira dos Estados Unidos está sobrevoando a embaixada mais uma vez”, acrescentou. “Estamos orgulhosos e continuamos a apoiar o governo e o povo da Ucrânia enquanto defendem seu país da brutal guerra de agressão do Kremlin”.

Os EUA transferiram suas operações da embaixada na Ucrânia para a Polônia devido a preocupações de segurança, à medida que os planos de invasão da Rússia aumentaram no final de fevereiro. Muitos países fizeram o mesmo, embora alguns tenham transferido suas embaixadas para a relativa segurança de Lviv, uma cidade no oeste da Ucrânia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Charge d’Affaires Kristina Kvien, que liderou a delegação dos EUA na Ucrânia, disse no início deste mês que o Departamento de Estado pretendia reabrir a embaixada no final de maio, após uma breve visita simbólica a Kiev por funcionários no Dia da Vitória da Rússia.

Vários países, principalmente os da Europa, reabriram suas embaixadas em Kiev nas últimas semanas. O retorno dos EUA é um forte sinal de apoio à Ucrânia e um gesto de retorno às relações diplomáticas normais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile