Mundo

Putin usa fome para chantagear o mundo, diz chanceler britânica

Foto: Dmitry Lovetsky/AP

A ministra das Relações Exteriores britânica, Liz Truss, acusou o líder russo, Vladimir Putin, de cobrar um “resgate” ao mundo para fornecer comida, respondendo a uma pergunta sobre se ela apoiava o levantamento de sanções em troca de exportações de grãos da Ucrânia.

“É completamente espantoso que Putin esteja tentando manter o mundo como refém, e ele está essencialmente promovendo a fome e a falta de comida entre as pessoas mais pobres do mundo”, disse Truss durante visita à Bósnia nesta quinta-feira (26).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Nós simplesmente não podemos permitir que isso aconteça. Putin precisa remover o bloqueio aos grãos ucranianos”, completou.

Na quarta, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Andrei Rudenko, foi citado pela agência de notícias Interfax dizendo que Moscou estava pronta para fornecer um corredor humanitário para navios que transportam alimentos para deixar a Ucrânia, em troca do levantamento de algumas sanções.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os países ocidentais coordenaram a imposição de sanções à Rússia, desde suas empresas e meios de comunicação até empresários e políticos, para punir Moscou pela guerra na Ucrânia.

“O que não podemos ter é qualquer suspensão de sanções, qualquer apaziguamento, que simplesmente tornará Putin mais forte a longo prazo”, disse Truss.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile