Mundo

Putin diz que Rússia não é culpada pela escassez mundial de grãos

O presidente russo, Vladimir Putin, disse ao chanceler austríaco Karl Nehammer na sexta-feira que as tentativas de culpar a Rússia pelas dificuldades no transporte de grãos em todo o mundo são infundadas e apontavam para sanções ocidentais, disse o Kremlin, relata a AFP.

“Vladimir Putin enfatizou que as tentativas de responsabilizar a Rússia pelas dificuldades com o fornecimento de produtos agrícolas aos mercados mundiais são infundadas”, disse o Kremlin após o telefonema.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Explicações detalhadas foram dadas sobre as causas reais desses problemas, que surgiram devido às sanções anti-russas dos Estados Unidos e da União Européia , entre outras coisas”.

Putin também instou a Ucrânia a desminar os portos “o mais rápido possível” para permitir a passagem de navios que transportam grãos, disse o Kremlin, sem fornecer mais detalhes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele acusou Kiev de “sabotar” as negociações com Moscou, acrescentou.

A ofensiva da Rússia na Ucrânia e as sanções ocidentais interromperam o fornecimento de fertilizantes, trigo e outras commodities dos dois países, alimentando preocupações sobre o risco de fome em todo o mundo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Rússia e a Ucrânia produzem 30% da oferta global de trigo.

Falando a repórteres após seu telefonema com Putin, Nehammer disse que o presidente russo “deu sinais de que está disposto a permitir exportações pelos portos marítimos”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A real vontade só se tornará aparente quando for realmente implementada”, acrescentou.

Ele também disse que Putin garantiu que está “preparado” para negociar uma troca de prisioneiros com a Ucrânia e “que deve haver progresso” no assunto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile