Mundo

EUA transferirão sistemas de foguetes de longo alcance para a Ucrânia

Os EUA transferirão sistemas de foguetes de longo alcance para a Ucrânia para ajudar na luta do país contra a Rússia na região de Donbas, disseram autoridades a vários veículos. 

Autoridades ucranianas têm pedido aos EUA que enviem o Multiple Launch Rocket System (MLRS) ou o High Mobility Artillery Rocket System (HIMARS), relatou a CNN americana, citando funcionários dos EUA.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As armas seriam uma melhoria significativa em relação à artilharia atual da Ucrânia – um MLRS é capaz de disparar centenas de quilômetros de distância e o HIMARS é capaz de disparar o mesmo tipo de munição que um MLRS.

Autoridades de defesa não especificaram ao The New York Times que tipo de transferência de armas seria anunciada. No entanto, a agência observou que a transferência provavelmente seria feita na próxima semana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Guided Multiple Launch Rocket System é o sistema mais comum que os EUA usam.  

“Certamente estamos atentos e cientes dos pedidos ucranianos, privada e publicamente, pelo que é conhecido como sistema de lançamento múltiplo de foguetes. E não vou me antecipar a decisões que ainda não foram tomadas”, disse o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby , na sexta-feira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As autoridades disseram ao The New York Times que o governo Biden hesitou em fornecer esses tipos de armas à Ucrânia, pois poderia ser visto como uma provocação da Rússia.

De acordo com a CNN, comentaristas russos criticaram qualquer transferência de armas logo após o relatório do novo veículo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile