Mundo

Rússia interromperá fornecimento de gás à Holanda a partir desta terça (30)

Foto: Reprodução/BBC

A Rússia vai parar de fornecer gás para a Holanda a partir desta terça-feira (30). Apoiada pelo governo, a GasTerra se recusou a pagar a estatal russa Gazpromem em rublos.

A Gazprom tentou fazer cumprir um decreto do presidente russo, Vladimir Putin, exigindo que o pagamento do gás russo fosse feito em rublos, o que a GasTerra recusou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O resultado é que a Gazprom não cumprirá seu acordo de entrega de dois bilhões de metros cúbicos de gás entre agora e 1º de outubro. Nesse momento, o contrato da empresa holandesa com a Gazprom expirará. A GasTerra disse que pediu repetidamente à Gazprom que cumprisse os termos do contrato, incluindo acordos de entrega e processamento de pagamentos.

Metade da GasTerra é propriedade da Energie Beheer Nederland, propriedade do estado holandês. Um quarto da GasTerra é de propriedade da Shell e o restante da Esso. “O comerciante de gás GasTerra decidiu não cumprir os requisitos de pagamento unilateral da Gazprom”, disse a GasTerra em comunicado. “Em resposta a esta decisão da GasTerra, a Gazprom anunciou que interromperá o fornecimento a partir de 31 de maio de 2022.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A GasTerra afirmou na segunda-feira que, para cumprir os termos da Gazprom, teria que abrir uma conta em euros e outra em rublos no Gazprombank em Moscou. A GasTerra disse que isso provavelmente violaria as sanções da União Europeia e acrescentou que há “muitos riscos financeiros e operacionais” envolvidos na conclusão do pagamento dessa maneira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile