Mundo

EUA estão “deliberadamente jogando gasolina no fogo”, afirma Rússia

Foto: AP Photo/Thibault Camus

Nesta quarta-feira (1°), a Rússia criticou a decisão dos Estados Unidos (EUA) de fornecer sistemas avançados de foguetes e munições para a Ucrânia. Para os russos, os EUA estão “jogando gasolina no fogo” e alertando para o risco de um conflito direto entre as duas superpotências.

“Acreditamos que os EUA estão deliberadamente jogando gasolina no fogo. Os EUA estão obviamente mantendo a linha de que lutarão contra a Rússia até o último ucraniano”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, a repórteres.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O presidente americano, Joe Biden, anunciou na terça-feira (31), em um artigo publicano no site do The New York Times, que fornecerá sistemas modernos de armamento para que a Ucrânia “possa lutar no campo de batalha e estar na posição mais forte possível na mesa de negociações”.

Os sistemas de foguetes e munições estariam incluídos em um pacote de ajuda militar de US$ 700 milhões (cerca de R$ 3,3 bilhões) que deve ser divulgado nesta quarta-feira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Altos funcionários do governo disseram que a Ucrânia deu garantias de que os mísseis HIMARS (abreviação de High Mobility Artillery Rocket System) não seriam usados contra alvos dentro da Rússia.

Também nesta quarta-feira, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Riabkov, disse à agência de notícias estatal RIA Novosti que Moscou vê a ajuda militar dos EUA à Ucrânia “extremamente negativa”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile