Mundo

Putin realizou ‘tratamento para câncer avançado em abril’, afirma inteligência dos EUA

Foto: Dmitry Lovetsky/AP

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O líder russo Vladimir Putin passou por um tratamento de câncer avançado em abril e sobreviveu a uma tentativa de assassinato um mês antes. A informação consta em um relatório da inteligência dos Estados Unidos (EUA).

A saúde de Putin tem sido fonte de rumores e especulações, enquanto analistas averiguam imagens de todas as suas aparições públicas em busca de evidências de declínio físico.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Kremlin já negou diversas vezes supostos problemas de saúde e autoridades dos EUA também alertaram contra o pensamento.

Porém, três altos funcionários da inteligência disseram à Newsweek, revista de notícias semanal estadunidense, que a saúde de Putin é objeto de intenso escrutínio pelo Governo Biden e que um relatório confidencial confirma relatos de tratamento do russo contra o câncer.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O controle de Putin é forte, mas não é mais absoluto”, disse um dos altos oficiais de inteligência. “A disputa dentro do Kremlin nunca foi tão intensa durante seu governo, todos sentindo que o fim está próximo”.

As fontes – extraídas do Diretor de Inteligência Nacional, da Força Aérea dos EUA e da Agência de Inteligência de Defesa – concordam que a saúde de Putin é mais grave do que se acreditava anteriormente. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Eles disseram que sua exaustão física foi acompanhada pela exaustão da própria Rússia, já que o conflito entra em seu quarto mês.

As avaliações de inteligência dos EUA também confirmam que uma tentativa de assassinato foi feita em março, dizem as autoridades. No entanto, eles alertaram que algumas fontes de inteligência evaporaram desde o início da guerra e que o isolamento de Putin tornou mais difícil avaliar sua condição. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O que sabemos é que há um iceberg lá fora, embora coberto de neblina”, disse o líder do DNI.

Enquanto isso, o funcionário do DIA disse que a redução de Putin nas reuniões com pessoas de fora também sufocou as informações. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Putin teve poucas reuniões com líderes estrangeiros”, disse a fonte. “O isolamento de Putin aumentou os níveis de especulação”.

Essa especulação trouxe repetidas negações do Kremlin. No domingo, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, negou que Putin estivesse doente ou morrendo. “O presidente Vladimir Putin aparece em público todos os dias”, disse ele à televisão francesa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

‘Você pode assisti-lo nas telas, ler e ouvir suas performances. Não acho que pessoas sãs possam ver sinais de algum tipo de doença ou saúde precária”, completou.

O russo acrescentou que os relatos sobre a saúde precária de Putin devem ser deixados ‘na consciência daqueles que espalham esses rumores’.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Suas declarações vêm em meio a relatos de que o Kremlin estava reutilizando imagens antigas de Putin para várias reuniões. 

Um oficial do FSB (Serviço Federal de Segurança da Rússia) foi citado nos meios de comunicação, em 29 de maio, alertando que Putin tem apenas três anos de vida, pois abundavam as especulações sobre sua saúde.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ex-espião britânico Christopher Steele, que escreveu um dossiê sobre Trump e a suposta interferência russa nas eleições de 2016, também sugeriu que Putin está com problemas de saúde.

“Certamente, pelo que estamos ouvindo de fontes na Rússia e em outros lugares, Putin está, de fato, muito gravemente doente”, disse ele à Sky News recentemente. Mas ele admitiu que não estava claro o que o estava afligindo:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Não está claro exatamente o que é essa doença – se é incurável ou terminal, ou qualquer outra coisa. Mas certamente, acho que faz parte da equação”.

Um ex-espião soviético alegou que Putin tem a doença de Parkinson, enquanto o site investigativo Proekt disse que se acredita que o líder russo tenha câncer de tireóide.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Uma fonte se intriga com a reunião de Putin em 21 de abril com seu ministro da Defesa. Putin agarrou a mesa com a mão direita assim que se sentou e a segurou durante toda a reunião.

Alguns observadores tomaram isso como evidência da doença de Parkinson, enquanto outros sugeriram que era simplesmente seu antigo treinamento com armas da KGB e ele estava pronto para pegar uma arma. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Alguém antes visto como onipotente agora É visto principalmente como lutando com o futuro, o seu em particular”, disse o líder do DNI (Diretor de Inteligência Nacional dos EUA).

Autoridades russas de alto escalão estariam planejando um governo sem Putin depois que fontes do Kremlin alegaram que o presidente russo virou quase todos contra ele em meio à invasão da Ucrânia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Uma fonte do governo russo disse ao jornal russo-letão Meduza, na semana passada, que “quase não há pessoas que estejam satisfeitas com Putin” entre as autoridades do Kremlin e as elites russas.

“Empresários e muitos membros do governo estão descontentes que o presidente começou a guerra sem pensar na escala das sanções – é impossível viver com tais sanções”, disse a fonte, um sentimento que mais tarde foi corroborado por dois outros membros do governo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Enquanto isso, o jornalista israelense Mark Kotlyarsky disse que foi informado por informantes médicos no Kremlin que Putin tem câncer de pâncreas – e pode ter apenas três meses restantes: “É possível que, no caso de um resultado fatal, o país seja chefiado por um Conselho de Estado especial”.

“Supõe-se que este órgão – como um órgão de transição – governará a Rússia indefinidamente para tentar pelo menos minimizar os danos causados ​​pelo confronto com a Ucrânia”. ‘A guerra certamente será interrompida, as tropas serão retiradas’.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

E no início desta semana, um oficial do FSB descreveu a condição do presidente russo como uma “forma grave de câncer de progressão rápida”.

O fugitivo Boris Karpichkov disse que Putin tem “não mais do que dois ou três anos” e está perdendo a visão. Eles acrescentaram que Putin está se recusando a usar óculos por temer que isso admita uma forma de fraqueza – e está atacando seus subordinados com “fúria descontrolada”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile