Mundo

Presidente do México diz que não participará da Cúpula das Américas sem Cuba, Venezuela e Nicarágua

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou que não participará da Cúpula das Américas, que acontece em Los Angeles de 6 a 10 de junho, porque nem todos os países da América não foram convidados.

A declaração foi feita nesta segunda-feira (06) em entrevista coletiva. De qualquer forma, o mexicano se reunirá com Joe Biden na Casa Branca em julho, conforme confirmado por um alto funcionário dos EUA.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Sobre a Cúpula, informo ao povo do México que não irei. Marcelo Ebrard representará a mim e ao governo. E não vou à Cúpula porque nem todos os países da América estão convidados e acredito na necessidade de mudar a política que se impõe há séculos. Exclusão, querer dominar sem motivo, não respeitar a soberania dos países, a independência de cada país”, disse o mexicano.

Nesta manhã, López Obrador disse que planeja visitar Joe Biden na Casa Branca em julho, algo que foi confirmado em Washington. Ele sinalizou que “quero discutir com ele [Biden] a questão da integração de toda a América” ​​e também questões como inflação e reforma imigratória.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O funcionário que confirmou o encontro entre Biden e o mexicano em julho não especificou a data.

López Obrador também confirmou que na quinta e sexta-feira desta semana visitará comunidades do estado de Oaxaca afetadas pelo furacão Agatha.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No mês passado, López Obrador havia dito que a participação do México não seria confirmada até que os EUA convidassem todos os países do hemisfério, argumentando que nenhum país deveria ser excluído da Cúpula.

Autoridades norte-americanas disseram repetidamente que os governos autocráticos de Cuba, Nicarágua e Venezuela não serão convidados para a Cúpula por causa de seu histórico contra os direitos humanos. Mas o México e outras nações da região têm laços mais estreitos com esses países e chamaram a decisão de excludente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile