Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Louisiana proibiu meninas transgênero de ingressar em equipes esportivas femininas, a mais recente de uma série de proibições semelhantes em estados norte-americanos com legislaturas conservadoras controladas por republicanos.
O projeto de lei vincula escolas e faculdades no estado e foi aprovado pela legislatura estadual controlada pelos republicanos no mês passado com apoio suficiente para anular qualquer veto do governador da Louisiana, John Bel Edwards, um democrata que se opôs à legislação.
Edwards disse que permitiria que o projeto se tornasse lei na segunda-feira sem sua assinatura, dizendo aos repórteres que era óbvio para ele que, mesmo que vetasse o projeto, ele ainda se tornaria lei.
Ele se juntou a grupos de direitos transgêneros ao criticar o projeto de lei como intolerante contra um subconjunto de jovens que já enfrentam discriminação e violência. Edwards disse que não há nenhum exemplo conhecido na Louisiana de uma garota transgênero se juntando ou tentando se juntar a um time esportivo feminino.
“Espero que todos possamos chegar a um ponto em que percebamos que esses jovens estão fazendo o melhor que podem para sobreviver”, disse Edwards sobre os jovens transgêneros do estado. “Eu só acho que podemos ser melhores do que essa conta”.
No ano passado, Edwards vetou uma medida semelhante avançada pelos republicanos na sessão legislativa de 2021.
Republicanos em Dakota do Sul, Carolina do Sul, Tennessee, Utah, Oklahoma, Arizona, Kentucky, Indiana, Iowa e Kansas aprovaram leis semelhantes nos últimos meses.
Em março, o chefe da divisão de direitos civis do Departamento de Justiça dos EUA escreveu aos procuradores gerais de todo o país em apoio às pessoas transgênero, lembrando aos chefes de polícia dos estados que é ilegal discriminar pessoas com base na identidade de gênero.
– Uma “mulher transgênero” é uma pessoa que nasceu homem e se identifica como mulher
*Com informações de Reuters