Mundo

Ucrânia e Rússia trocam corpos de soldados mortos na guerra, Kyiv diz: “50 heróis”

A Ucrânia  disse nesta quarta-feira (6) que trocou com a Rússia os restos mortais de dezenas de soldados mortos durante a invasão da Rússia, incluindo forças que morreram lutando na siderúrgica Azovstal em Mariupol.

“Outra troca de corpos de soldados falecidos ocorreu: 50 heróis caídos foram devolvidos”, disse em comunicado o Ministério da Reintegração da Ucrânia, responsável pelo território sob controle da Rússia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ministério disse que a troca ocorreu nas linhas de frente perto da cidade central de Zaporizhzhia e foi uma troca equilibrada de 50 corpos em ambos os lados.

Ele disse que 37 dos que retornaram morreram lutando em Azovstal, o último ponto de resistência na cidade portuária estratégica de Mariupol, capturada pela Rússia após uma operação de meses no final de maio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A troca ocorre depois que uma primeira troca foi anunciada em 4 de junho pelo ministério da reintegração. Ele disse que vários dias antes, em 2 de junho, os restos mortais de 160 soldados ucranianos foram trocados com Moscou.

A Associação de Famílias de Defensores de Azovstal, um grupo de defesa, disse esta semana que esses corpos foram devolvidos a Kyiv e que 30% morreram em Azovstal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A declaração do ministério na quarta-feira disse que o processo de devolução dos corpos dos soldados ucranianos mortos estava em andamento.

Um alto funcionário do leste da Ucrânia disse que a Rússia está enviando mais tropas para o país em uma tentativa de capturar outra cidade importante. O governador da região de Luhansk, no coração industrial de Donbas, no leste da Ucrânia, diz que as forças ucranianas estão tendo cada vez mais problemas para manter as forças russas afastadas. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O presidente Volodymyr Zelenskyy disse que  as forças russas agora controlam 20% de seu país  – uma vasta faixa do leste, ao longo da fronteira com a Rússia. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile