Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente russo, Vladimir Putin, comparou suas ações atuais na Ucrânia à conquista da costa do Báltico por Pedro, o Grande, durante sua guerra do século 18 contra a Suécia.
Depois de visitar uma exposição em Moscou dedicada ao 350º aniversário do czar Pedro, o Grande, nesta quinta-feira (9), Putin disse a um grupo de jovens empresários que “você tem a impressão de que, lutando contra a Suécia, ele estava conquistando algo. Ele não estava pegando nada, estava pegando de volta”, segundo reportagem da Agence France-Presse.
Em comentários na televisão, Putin comparou a campanha de Peter com a ofensiva da Rússia na Ucrânia.
Aparentemente, também coube a nós devolver [o que é da Rússia] e fortalecer [o país]. E se partirmos do fato de que esses valores básicos formam a base de nossa existência, certamente conseguiremos resolver as tarefas que enfrentamos.
Quando Pedro, o Grande, fundou São Petersburgo e a declarou capital russa, “nenhum dos países da Europa reconheceu este território como pertencente à Rússia”, acrescentou Putin.
Pedro, o Grande, travou a Grande Guerra do Norte por 21 anos. Parece que ele estava em guerra com a Suécia, ele tirou algo deles. Ele não tirou nada deles, ele voltou (o que era da Rússia)”,
Todos a consideravam parte da Suécia. Mas desde tempos imemoriais, os eslavos viviam ali ao lado dos povos fino-úgricos.
É nossa responsabilidade também retomar e fortalecer.
Sim, houve momentos na história do nosso país em que fomos forçados a recuar, mas apenas para recuperar nossas forças e seguir em frente.”