Mundo

Comissão da ONU chega à Ucrânia para investigar crimes de guerra

Uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) chegou à Ucrânia no sábado para investigar crimes de guerra.

A vice-presidente do parlamento ucraniano, Olena Kondratyuk , disse que o objetivo da comissão é registrar crimes de guerra e violações de direitos humanos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eu assegurei à Comissão Internacional Independente da ONU que o Verkhovna Rada [parlamento ucraniano] contribuirá para o sucesso do trabalho da missão! Discutimos o trabalho da comissão na Ucrânia, que foi criada para registrar violações de direitos humanos, direito internacional humanitário e outros crimes relacionados à agressão russa. A principal tarefa é identificar suspeitos, reunir provas e preparar materiais para que ninguém escape da punição”, disse Kondratiuk.

Aproximadamente 10.000 soldados ucranianos foram mortos desde a invasão russa do país em fevereiro, de acordo com um conselheiro militar do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No sábado, o jornalista Mark Fygyn perguntou ao conselheiro militar Oleksiy Arestovych se 10 mil soldados ucranianos foram mortos, informou o Washington Post.

“Sim, algo assim”, respondeu Arestovych, acrescentando que o número diário de baixas ucranianas era de cerca de “200 a 300 mortos, nada menos”. O Post não conseguiu verificar imediatamente os números.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile