Mundo

Irã e Venezuela assinam acordo de cooperação de 20 anos

Irã e Venezuela assinaram um “roteiro de cooperação” de 20 anos durante uma visita de Estado do presidente Nicolás Maduro a Teerã, enquanto os dois países ricos em petróleo sob sanções dos EUA se comprometeram a aumentar os laços bilaterais.

O presidente venezuelano se encontrou com seu colega iraniano Ebrahim Raisi neste sábado(11) no Palácio Saadabad em Teerã, um dia depois de chegar à capital iraniana com uma delegação política e econômica de alto nível em uma viagem de dois dias.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em uma conferência conjunta após o encontro, os dois saudaram a elevação das relações bilaterais ao nível “estratégico” e concordaram que ambos os países podem fortalecer os laços comerciais, além dos setores de energia, ciência e tecnologia, agricultura e turismo.

O roteiro de cooperação, cujos detalhes exatos foram mantidos em sigilo, foi assinado pelos chanceleres das duas nações na presença de seus respectivos presidentes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As delegações de ambos os países discutiram detalhes da cooperação futura, enquanto os líderes se concentravam em questões de cooperação mútua em questões econômicas em meio a crises econômicas incapacitantes por causa de sanções .

“A política externa da República Islâmica do Irã sempre foi ter relações com países independentes, e a Venezuela mostrou que teve uma resistência incrível contra ameaças e sanções de inimigos e do imperialismo”, disse Raisi, sentado ao lado de Maduro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Como a Venezuela, acrescentou, o Irã também enfrenta sanções dos EUA e de outros há décadas, mas optou por considerá-las uma oportunidade de fazer o país avançar.

Raisi disse que o Irã teve sucesso em quebrar a política de “ pressão máxima ” em que Washington embarcou desde que abandonou unilateralmente o acordo nuclear iraniano de 2015 com as potências mundiais em 2018.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Apesar de várias rodadas de negociações, nenhum avanço foi alcançado para reviver o acordo histórico que provavelmente concederia alívio das sanções em troca de restrições ao programa nuclear de Teerã.

Mais tarde, Raisi acompanhou Maduro e sua delegação a uma reunião com o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile