Mundo

Boris Johnson faz segunda visita surpresa a Kiev

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, fez uma visita surpresa a Kiev nesta sexta-feira (17) para se encontrar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy.

O primeiro-ministro britânico cancelou uma visita planejada a uma cúpula em Doncaster no último minuto, onde deveria fazer um discurso para parlamentares conservadores e conselheiros locais do norte da Inglaterra.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

É a segunda viagem de Johnson à Ucrânia desde o início da guerra. A viagem segue a visita dos principais líderes da UE Emmanuel Macron, Olaf Scholz e Mario Draghi no início desta semana.

Mas mais tarde ele confirmou que estava ausente da conferência de Yorkshire para fazer sua segunda visita à Ucrânia desde o início da guerra, tuitou: “Senhor presidente, Volodymyr, é bom estar em Kiev novamente”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em um comunicado, o primeiro-ministro acrescentou que o Reino Unido estará com a Ucrânia até que “prevaleça finalmente”.

“À medida que os soldados ucranianos disparam mísseis do Reino Unido em defesa da soberania de sua nação, eles também o fazem em defesa das próprias liberdades que damos como garantidas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“É por isso que ofereci ao presidente Zelenskyy um novo e importante programa de treinamento militar que poderia mudar a equação desta guerra – aproveitando a mais poderosa das forças, a determinação ucraniana de vencer.

“Dois meses depois da minha última visita, a coragem, a determinação e a resiliência ucranianas estão mais fortes do que nunca, e sei que essa determinação inquebrantável sobreviverá por muito tempo às vãs ambições do presidente Putin”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Uma mensagem na conta do Telegram de Zelenskyy dizia: “Muitos dias desta guerra provaram que o apoio da Grã-Bretanha à Ucrânia é firme e resoluto.

“Fico feliz em ver o grande amigo de nosso país, Boris Johnson, em Kyiv novamente.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile