Mundo

Enchentes deixam dezenas de mortos e milhões de desabrigados na Índia e Bangladesh

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Tempestades no nordeste da Índia e Bangladesh, mataram pelo menos 41 pessoas e desencadearam inundações devastadoras que deixaram milhões de pessoas desabrigadas, disseram as autoridades neste sábado (18).

As inundações são uma ameaça regular para milhões de pessoas em Bangladesh, mas especialistas dizem que as mudanças climáticas estão aumentando sua frequência, ferocidade e imprevisibilidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Chuvas torrenciais ​​na semana passada inundaram vastas extensões do nordeste de Bangladesh, com tropas enviadas para evacuar as famílias isoladas das comunidades vizinhas.

As escolas foram transformadas em abrigos de socorro para abrigar aldeias inteiras inundadas em questão de horas por rios que subitamente transbordam.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O exército da Índia foi mobilizado para ajudar as agências de resposta a desastres a resgatar pessoas isoladas e fornecer alimentos e outros itens essenciais. Os soldados usavam lanchas e botes infláveis ​​para navegar pelas áreas submersas.

Em Bangladesh, os distritos próximos à fronteira indiana foram os mais afetados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os níveis de água em todos os principais rios do país estavam subindo, de acordo com o centro de previsão e alerta de enchentes em Dhaka, a capital. O país tem cerca de 130 rios.

O centro disse que a situação das inundações provavelmente se deteriorará nos distritos mais atingidos de Sunamganj e Sylhet, na região nordeste, bem como nos distritos de Lalmonirhat, Kurigram, Nilphamari e Rangpur, no norte de Bangladesh.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As operações de voo no Aeroporto Internacional de Osmani em Sylhet foram suspensas por três dias, pois as águas da enchente quase atingiram a pista, de acordo com Hafiz Ahmed, gerente do aeroporto.

Bangladesh, uma nação de 160 milhões de pessoas, é de baixa altitude e enfrenta ameaças de desastres naturais, como enchentes e ciclones, agravados pelas mudanças climáticas. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, cerca de 17% das pessoas em Bangladesh precisariam ser realocadas na próxima década se o aquecimento global persistir no ritmo atual.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile