Mundo

Inflação no Reino Unido atinge nova alta em 40 anos

A taxa de inflação subiu para uma nova alta de 40 anos de 9,1% em maio, de acordo com os últimos números oficiais.

A atualização, do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS), desta quarta-feira (22), representa um ligeiro aumento em relação aos 9% do mês anterior – impulsionado pelo aumento sem precedentes do teto de preços de energia em abril.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ONS disse que o principal impulsionador em maio foi o aumento do custo de alimentos e bebidas não alcoólicas, especialmente em comparação com as quedas observadas no mesmo período do ano passado.

Em termos mensais, os preços ao consumidor subiram 0,7% em maio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Escritório de Estatísticas Nacionais do Reino Unido disse que suas estimativas sugeriam que a inflação “teria sido mais alta por volta de 1982, onde as estimativas variam de quase 11% em janeiro a aproximadamente 6,5% em dezembro”.

As maiores contribuições de alta para a taxa de inflação vieram de habitação e serviços domésticos, principalmente eletricidade, gás e outros combustíveis, juntamente com transportes (principalmente combustíveis e automóveis usados).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Índice de Preços ao Consumidor, incluindo os custos de habitação dos ocupantes proprietários (CPIH), ficou em 7,9% nos 12 meses até maio, acima dos 7,8% em abril.

“O aumento dos preços de alimentos e bebidas não alcoólicas, em comparação com as quedas de um ano atrás, resultou na maior contribuição de alta para a variação das taxas de inflação de 12 meses do IPC e do IPC entre abril e maio de 2022 (0,17 ponto percentual para o IPC) ”, disse o ONS em seu relatório.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
O Banco da Inglaterra implementou na semana passada um quinto aumento consecutivo nas taxas de juros , embora tenha ficado aquém dos aumentos agressivos observados nos EUA e na Suíça, pois procura domar a inflação sem agravar a atual desaceleração econômica.

A principal taxa bancária está atualmente em uma alta de 13 anos de 1,25% e o Banco espera que a inflação do IPC ultrapasse 11% até outubro.

O regulador de energia do Reino Unido aumentou o teto do preço da energia doméstica em 54% a partir de 1º de abril para acomodar um aumento nos preços de energia no atacado, incluindo um aumento recorde nos preços do gás, e não descartou novos aumentos no teto em suas revisões periódicas este ano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile