Mundo

Ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos morre aos 79 anos

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

José Eduardo dos Santos, que governou Angola por quase quatro décadas, vencendo uma guerra civil brutal e supervisionando um boom de petróleo que pouco fez para aliviar a pobreza, morreu nesta sexta-feira (8). Ele tinha 79 anos.

“O governo angolano informa com grande dor e consternação o falecimento de Santos”, afirma um comunicado divulgado no Facebook.

A presidência disse que Zédu (como é chamado pelos portugueses) morreu na clínica Barcelona Teknon, onde estava recebendo tratamento médico após uma doença prolongada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Conhecido dentro de seu partido MPLA como “o arquiteto da paz”, o pacífico José Eduardo viu seu legado cada vez mais manchado por alegações de corrupção desenfreada e nepotismo, particularmente depois que os combates terminaram no país do sudoeste africano em 2002.

Por muitos considerado intocável, os angolanos ficaram chocados quando ele deixou o cargo antes das eleições em 2017 e ainda mais quando seu sucessor escolhido a dedo, João Lourenço, se voltou contra ele, fazendo uma campanha anticorrupção que levaria o filho de Santos prisão e ver os bens ligados à sua filha congelados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

*Com informações de AFP

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile