Mundo

ONU diz que Ucrânia coloca civis em risco em ataque a lar de idosos

FOTO: FREEPIK

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A Organização das Nações Unidas divulgaram um relatório que descobriu que as forças armadas da Ucrânia ajudaram no assalto a uma casa de repouso no sudeste de Kiev.

A forças ucranianas culparam as forças russas por destruir a casa de repouso quando o ataque não provocado ocorreu em 11 de março, segundo a AP . Mas o relatório mostra que os ucranianos compartilham talvez uma parte igual da culpa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Dias antes do ataque, a administração da casa de repouso solicitou às autoridades locais que evacuassem os moradores. No entanto, “[isto] foi supostamente impossível, pois as forças armadas ucranianas supostamente mineraram a área circundante e bloquearam estradas”.

Havia 71 pacientes e 15 funcionários, juntamente com as forças armadas ucranianas na casa quando os russos atacaram. A ONU disse que pelo menos 22 pacientes sobreviveram ao ataque, mas o número de pessoas mortas permanece desconhecido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No relatório, o Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos não conclui que os russos cometeram um crime de guerra, mas disse que durante o ataque eles usaram “escudos humanos”, que são proibidos pela Convenção de Genebra.

“A regra básica é que os civis não podem ser alvos intencionalmente. Ponto final. Por qualquer motivo”, disse David Crane, ex-funcionário do Departamento de Defesa dos EUA, à AP.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Os ucranianos colocaram essas pessoas em uma situação que era uma zona de matança. E você não pode fazer isso.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile