Mundo

Conflito na Ucrânia sinaliza o fim da ordem internacional liderada pelos EUA, diz Putin

Durante reunião recente com liderança do parlamento russo, o líder russo, Vladimir Putin, disse que a guerra russa na Ucrânia sinalizou o fim da ordem internacional liderada pelos Estados Unidos (EUA).

Na conversa, Putin apontou a resposta Ocidental à guerra, que começou com a invasão da Ucrânia pela Rússia e incluiu duras sanções que seu país teve que enfrentar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eles deveriam ter percebido que já perderam desde o início de nossa operação militar especial”, disse Putin em 7 de julho, usando o termo oficial russo para a guerra na Ucrânia.

“Seu início também significa o início de um colapso radical da ordem mundial americana”, continuou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Putin disse ainda que “este é o começo da transição do egocentrismo liberal-globalista americano para um mundo verdadeiramente multipolar” e que esse processo “não pode mais ser interrompido”.

Para o russo, o status quo era um mundo baseado em “regras egoístas” em que não há nada “a não ser o desejo de hegemonia”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele descreveu as sanções que a Rússia enfrentou como “ações hostis de países ocidentais” com as quais a liderança russa teve que lidar.

 “O objetivo deles era semear discórdia e confusão em nossa sociedade, desmoralizar as pessoas”, disse Putin, de acordo com uma transcrição no site do Kremlin, “mas aqui também eles calcularam mal”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O chamado Ocidente coletivo, liderado pelos Estados Unidos, tem sido extremamente agressivo com a Rússia há décadas”, disse Putin antes de revisitar as queixas que usou para justificar a guerra na Ucrânia, como a expansão da Otan.

“Disseram-nos… que começamos uma guerra no Donbass”, disse ele, “não, foi desencadeada por esse Ocidente muito coletivo, organizando e apoiando um golpe armado inconstitucional na Ucrânia em 2014, e depois incentivando e justificando o genocídio contra as pessoas em Donbass”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Putin disse que “o curso da história é inexorável”, e qualquer tentativa do Ocidente “de impor sua nova ordem mundial ao mundo”, na visão de Putin, estava “destinada ao fracasso”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile