Mundo

Ucrânia e Rússia assinam nesta sexta acordo que libera exportação de grãos ucranianos

Rússia e Ucrânia assinarão um acordo nesta sexta-feira (22) para reabrir os portos ucranianos do Mar Negro para exportações de grãos, disseram Turquia e a Organização das Nações Unidas (ONU).

A decisão aumenta as esperanças de que uma crise alimentar internacional agravada pela invasão russa possa ser aliviada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Rússia e Ucrânia, ambas entre os maiores exportadores de alimentos do mundo, enviarão seus ministros de Infraestrutura e Defesa para uma cerimônia de assinatura às 10h30 (horário de Brasília) em Istambul.

O Kremlin confirmou que o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, assinaria o acordo mediado pela Turquia e pela ONU, horas depois que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse esperar que os portos marítimos de seu país sejam desbloqueados em breve.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O secretário-geral da ONU, António Guterres, e o presidente turco, Tayyip Erdogan, participarão da cerimônia.

O bloqueio da frota russa no Mar Negro agravou os problemas na cadeia de suprimentos global e, juntamente com as sanções ocidentais impostas a Moscou, alimentou a alta inflação nos preços de alimentos e energia desde que as forças russas invadiram a Ucrânia em 24 de fevereiro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile