Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Coreia do Norte acusou neste domingo (24) os Estados Unidos de fabricarem armas biológicas na Ucrânia, ecoando uma alegação russa rejeitada pelas Nações Unidas em março, relata a AFP.
Washington “criou muitos laboratórios biológicos em dezenas de países e regiões, incluindo a Ucrânia, em desrespeito aos tratados internacionais”, disse a agência de notícias estatal da Coreia do Norte KCNA, citando o que alegou ter sido “detectado” pela Rússia.
Em março, Moscou acusou Washington de financiar pesquisas para o desenvolvimento de armas biológicas na Ucrânia, invadida pela Rússia há cinco meses.
Aliado de Moscou, Pyongyang disse em fevereiro que a política externa dos EUA era a “causa raiz da crise ucraniana”. E este mês reconheceu formalmente as duas regiões separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia, levando Kiev a cortar relações diplomáticas com a Coreia do Norte.
Washington e Kiev negaram a existência de laboratórios que pretendem fabricar tais armas na Ucrânia. Para os Estados Unidos, as acusações são um sinal de que a Rússia pode usar essas táticas por conta própria.
Izumi Nakamitsu, subsecretário-geral da ONU para Assuntos de Desarmamento, também disse em março que a ONU “não estava ciente de nenhum programa de armas biológicas na Ucrânia”.