Mundo

Moldávia teme ser o próximo alvo da Rússia: “ninguém está seguro”

A primeira-ministra da Moldávia disse neste domingo (24) que está “muito preocupada” com a próxima invasão da Rússia ao seu país, à medida que avança no leste e no sul da Ucrânia, perto da fronteira Moldávia-Ucrânia.

“É um cenário hipotético por enquanto, mas se as ações militares avançarem para a parte sudoeste da Ucrânia e em direção a Odessa, é claro que estamos muito preocupados”, disse a primeira-ministra da Moldávia, Natalia Gavrilița, ao Fareed Zakaria da CNN americana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Rússia invadiu a Ucrânia no final de fevereiro. Após uma derrota inicial na parte ocidental do país, a Rússia obteve ganhos significativos no leste, incluindo a captura de cidades importantes na região de Luhansk.

As tropas russas esperam tomar o leste de Donbas, o coração industrial da Ucrânia, e garantir uma ponte terrestre para a península da Crimeia. Isso lhes daria acesso à Transnístria, uma região separatista apoiada pela Rússia que se declarou independente após um breve conflito militar em 1992.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Estamos muito preocupados, especialmente considerando que as tropas estão no território da região separatista da Transnístria”,  disse Gavrilița. “Estamos fazendo todo o possível para manter a paz e a estabilidade e para garantir que os combates não aumentem”.

A guerra da Rússia, travada em parte para impedir que a Ucrânia se junte à Otan, também saiu pela culatra para Putin, com Suécia e Finlândia agora acelerando seus próprios pedidos para ingressar na aliança de segurança.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Moldávia é uma pequena nação com uma população de cerca de 2,5 milhões de pessoas. Fazia parte da União Soviética até 1991, rompendo com o bloco comunista à medida que se dissolvia.

Durante a guerra na Ucrânia, a Moldávia abrigou cerca de meio milhão de refugiados ucranianos, ao mesmo tempo hospedando mais refugiados per capita do que qualquer outro país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O medo da Moldávia de uma invasão russa aumentou em março, quando uma foto vazada mostrou o aliado de Putin e o presidente bielorrusso Alexander Lukashenko apontando para a Moldávia em um mapa de batalha .

Gavrilița disse no domingo que a agressão de Putin criou uma “situação difícil” para outros países europeus, não apenas para a Moldávia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Se um país pode iniciar uma guerra de anexação sem qualquer respeito pelo direito internacional, então, nesse sentido, ninguém está seguro”, disse ela. “Acho que muitos países estão preocupados.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile