Mundo

Nancy Pelosi recebe alerta que China pode derrubar seu avião durante viagem a Taiwan

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Um importante propagandista do governo chinês alertou que os militares da China podem atacar o avião que transporta a presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, se for escoltado por aviões de combate dos EUA em uma escala muito especulada em Taiwan em sua próxima visita à Ásia. 

Pelosi partiu na sexta-feira para uma excursão que pode incluir uma controversa parada em Taiwan, a democracia insular autônoma no centro das crescentes tensões entre Pequim e Washington. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em um tweet agora banido, Hu Xijin, comentarista do Global Times, estatal chinês, escreveu: “Se os caças dos EUA escoltam o avião de Pelosi para Taiwan, é [uma] invasão. direito de expulsar à força o avião de Pelosi e os caças dos EUA, incluindo disparar tiros de advertência e fazer movimentos táticos de obstrução”.

“Se ineficaz, derrube-os”, acrescentou Hu, segundo o New York Post

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O The Guardian chamou Hu de “rei troll da China” e seu “propagandista mais famoso” em um perfil de 2021. Hu foi ex-editor-chefe e secretário do partido do Global Times , onde “ajudou a estabelecer um novo tom emocionante para a China no cenário mundial”, disse o The Guardian.

Os assessores de Pelosi ainda não confirmaram se a viagem do presidente incluirá uma visita a Taiwan. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Respondendo à crescente raiva na China com a possibilidade de Pelosi pisar em Taiwan, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse: razão para isso porque não houve mudança na política americana em relação à One China”, relata a AP.

As tensões entre a China e Taiwan são altas há décadas, com a China considerando a ilha seu território. Em contraste, Taiwan, uma democracia insular de 23 milhões de habitantes que se separou da China comunista em 1947, se vê como um estado independente. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A possibilidade de uma visita de Pelosi à ilha desencadeou uma acalorada retórica e advertências de Pequim. Relatórios indicam que o Pentágono está planejando convocar aviões de guerra e navios dos EUA para fornecer segurança adicional perto de Taiwan se uma visita for realizada.

Os principais especialistas militares da China alertaram que uma visita de Pelosi a Taiwan poderia aumentar o risco de um “acidente” que poderia desencadear uma crise militar na região. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile