Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O número de mortos na inundação devastadora que atingiu o leste de Kentucky continua a aumentar à medida que mais chuva atinge a região, segundo autoridades.
Um total de 30 pessoas, incluindo crianças, foram confirmadas mortas, e mais mortes são esperadas, anunciou o governador de Kentucky, Andy Beshear, na manhã desta segunda-feira (1°)
Beshear disse que há outros corpos conhecidos além das 30 vítimas que foram confirmadas.
Mais chuva caiu na segunda-feira, enquanto as equipes de busca e resgate continuam procurando por aqueles que estão desaparecidos. A precipitação adicional pode fazer com que os níveis de água subam novamente na mesma área que sofreu as inundações catastróficas que começaram com fortes chuvas na quarta-feira.
Beshear descreveu “danos generalizados” que deslocaram milhares de pessoas, incluindo falta de energia para milhares de pessoas, estradas desbotadas, casas destruídas e escolas inundadas.
Mais de 600 pessoas foram resgatadas por aviões e barcos desde o início das inundações, disse Beshear.
A destruição em Kentucky é o mais recente evento de inundação extrema a ocorrer nos EUA em menos de uma semana.
Fortes chuvas causaram inundações repentinas em Las Vegas na sexta-feira, com o aumento das águas nas estradas e estacionamentos em partes movimentadas de Sin City.
A megaseca fez com que o solo da região ficasse tão seco que não conseguia absorver as fortes chuvas, o que contribuiu para as enchentes.
No início da semana, uma emergência de inundação repentina ocorreu perto de St. Louis, que teve um recorde de 8,56 polegadas de chuva em menos de 24 horas. Uma pessoa foi encontrada morta em um carro na terça-feira depois que a água começou a baixar, disseram autoridades.
Kentucky está trabalhando para estabelecer abrigos, disse Beshear, pedindo àqueles que querem ajudar que doem suprimentos de limpeza ou água. Na semana passada, o presidente Joe Biden aprovou uma declaração de desastre.
“Vamos envolver nossos braços ao redor do leste de Kentucky e orar pelos impactados”, disse Beshear.