Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos (EUA), Nancy Pelosi, se pronunciou sobre a sua chegada em Taiwan na noite desta terça-feira (02), de acordo com o horário local.
Esta visita é a 1ª visita oficial a Taiwan por um presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos em 25 anos.
Confira a declaração completa:
“A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso inabalável dos Estados Unidos em apoiar a vibrante democracia de Taiwan.
Nossa visita faz parte de nossa viagem mais ampla ao Indo-Pacífico – incluindo Cingapura, Malásia, Coréia do Sul e Japão – focada em segurança mútua, parceria econômica e governança democrática. Nossas discussões com a liderança de Taiwan se concentrarão em reafirmar nosso apoio ao nosso parceiro e na promoção de nossos interesses compartilhados, incluindo o avanço de uma região do Indo-Pacífico livre e aberta. A solidariedade dos Estados Unidos com os 23 milhões de habitantes de Taiwan é mais importante hoje do que nunca, pois o mundo enfrenta uma escolha entre autocracia e democracia.
Nossa visita é uma das várias delegações do Congresso a Taiwan – e de forma alguma contradiz a política de longa data dos Estados Unidos , guiada pela Lei de Relações de Taiwan de 1979, Comunicados Conjuntos EUA-China e as Seis Garantias. Os Estados Unidos continuam a se opor aos esforços unilaterais para mudar o status quo”.