Mundo

Al-Sadr do Iraque exige dissolução do Parlamento e eleições antecipadas

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O estudioso muçulmano populista iraquiano Muqtada al-Sadr pediu a seus partidários que continuem a se reunir no parlamento nacional em Bagdá até que suas demandas, que incluem a dissolução do parlamento e eleições antecipadas, sejam atendidas.

As declarações, proferidas pelo líder muçulmano xiita em um discurso televisionado de Najaf nesta quarta-feira (3), podem prolongar um impasse político que mantém o Iraque sem um governo eleito por quase 10 meses.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Milhares de seguidores de al-Sadr invadiram a fortificada Zona Verde de Bagdá, que abriga prédios do governo e missões estrangeiras, no fim de semana passado e tomaram o prédio vazio do parlamento, realizando um protesto que continua.

Os apoiadores de Al-Sadr montaram um acampamento com barracas e barracas de comida ao redor do parlamento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As medidas foram uma resposta às tentativas de seus rivais muçulmanos xiitas, muitos dos quais são próximos do Irã – principalmente o Quadro de Coordenação apoiado pelo Irã – de formar um governo com candidatos a primeiro-ministro que al-Sadr não aprova.

Sadr conquistou o maior número de assentos no parlamento nas eleições de outubro, mas não conseguiu formar um governo que excluísse seus rivais apoiados pelo Irã.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile