Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A China impôs nesta sexta-feira-feira (5) sanções à presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, e sua família imediata em resposta ao que o Ministério das Relações Exteriores descreveu como uma “provocação flagrante”.
Pelosi visitou Taiwan no início desta semana, no que foi um movimento altamente controverso. A China vê a ilha como parte de seu território, mas Taiwan é governada de forma independente desde 1949, de acordo com o Conselho de Relações Exteriores.
A China expressou repetidamente sua oposição à viagem de Pelosi à ilha disputada, mas a autoridade dos EUA decidiu não cancelar seus planos.
“Em desrespeito às graves preocupações da China e à firme oposição, a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, insistiu em visitar a região chinesa de Taiwan. Isso constitui uma interferência grosseira nos assuntos internos da China. princípio de uma só China, e ameaça gravemente a paz e a estabilidade em todo o Estreito de Taiwan”, disse um porta-voz do ministério em comunicado.
“Em resposta à provocação flagrante de Pelosi, a China decide adotar sanções contra Pelosi e seus familiares imediatos de acordo com as leis relevantes da República Popular da China”, acrescentaram.
A declaração não inclui detalhes específicos sobre a natureza das sanções.
Analistas políticos alertaram que a decisão de Pelosi de visitar Taiwan pode aumentar as tensões EUA-China . Essa relação tem sido tensa há anos por questões como Taiwan, a economia mundial e a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Em um telefonema no mês passado, o líder chinês Xi Jinping disse ao presidente dos EUA, Joe Biden, para não ” brincar com fogo ” sobre Taiwan. A Casa Branca disse em comunicado que a política dos EUA não mudou e que “se opõe fortemente aos esforços unilaterais para mudar o status quo ou minar a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”.
Pelosi é a mais alta autoridade dos EUA a visitar a ilha em 25 anos. Sua viagem também dividiu posições entre os legisladores dos EUA, com alguns questionando o momento da visita.
Durante a viagem, que fez parte de uma jornada diplomática mais ampla pela Ásia, Pelosi disse que Taiwan é um emblema da democracia e um modelo para a região.
Em outra demonstração da ira de Pequim pela visita de Pelosi a Taiwan, os militares da China estão realizando seus maiores exercícios militares de todos os tempos perto da ilha.
Autoridades de Defesa de Taiwan disseram que os exercícios são “altamente provocativos” e acrescentaram que estão monitorando os movimentos.