Mundo

EUA chamam operação militar da China sobre Taiwan de ‘escalada injustificada’

O disparo de mísseis da China durante exercícios militares em torno de Taiwan foi uma escalada injustificada, disse o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, enquanto Pequim disse que imporia sanções à presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, por visitar a ilha.

As relações diplomáticas caíram ainda mais na sexta-feira, quando o Ministério das Relações Exteriores da China disse que cancelaria os diálogos entre os líderes militares dos EUA e da China e suspenderia as negociações bilaterais sobre clima e segurança marítima.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Blinken disse que Washington deixou repetidamente claro para Pequim que não busca uma crise, já que as ruínas diplomáticas continuaram sobre a visita de Pelosi nesta semana à ilha autônoma que Pequim considera seu território soberano.

“Não há justificativa para essa resposta militar extrema, desproporcional e escalada”, disse Blinken, falando em entrevista coletiva durante o Fórum Regional da ASEAN no Camboja. Ele acrescentou: “agora, eles levaram os atos perigosos a um novo nível”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A China lançou seus maiores exercícios militares de todos os tempos nos mares e céus ao redor de Taiwan na quinta-feira, um dia depois que Pelosi enfureceu Pequim ao fazer uma viagem solidária à ilha, o visitante de mais alto nível dos EUA em Taiwan em 25 anos. Os exercícios de tiro ao vivo estão programados para continuar até o meio-dia de domingo.

Na sexta-feira, os militares da China realizaram exercícios aéreos e marítimos ao norte, sudoeste e leste de Taiwan “para testar as capacidades conjuntas de combate das tropas”, disse o Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular (PLA) em um comunicado oficial no Weibo. conta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Blinken enfatizou que os Estados Unidos não tomariam medidas para provocar uma crise, mas continuariam apoiando os aliados regionais e conduzindo o trânsito aéreo e marítimo padrão pelo Estreito de Taiwan.

“Vamos voar, navegar e operar onde a lei internacional permitir”, disse ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Casa Branca convocou o embaixador chinês Qin Gang na quinta-feira para condenar as ações crescentes contra Taiwan, informou o Washington Post.

Representantes do Departamento de Estado não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre a interrupção das negociações da China ou o relatório de que Washington havia convocado o embaixador de Pequim

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Ministério das Relações Exteriores da China anunciou na sexta-feira que imporia sanções a Pelosi e sua família imediata em resposta a suas ações “viciosas” e “provocativas”.

“Apesar das sérias preocupações e firme oposição da China, Pelosi insistiu em visitar Taiwan, interferindo seriamente nos assuntos internos da China, minando a soberania e a integridade territorial da China, atropelando a política de Uma Só China e ameaçando a paz e a estabilidade do Estreito de Taiwan”, um O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores disse em um comunicado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Ministério das Relações Exteriores disse que também estava suspendendo a cooperação na prevenção do crime transfronteiriço e antidrogas, e a cooperação na repatriação de migrantes ilegais.

Falando no Japão, Pelosi disse que sua viagem à Ásia nunca foi para mudar o status quo regional.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

*Com informações de Reuters

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile