Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Europa enfrenta uma terrível onda de calor e incêndios florestais. A onda de calor chegou a 37° em Portugal, Espanha e França, e perto desse nível no Reino Unido.
Bombeiros franceses estão lutando contra um incêndio de quase 81 quilômetros quadrados na região de Gironde que forçou milhares de pessoas a deixar suas casas, enquanto outros incêndios queimam em outras regiões afetadas pelo calor.
Um incêndio que destruiu milhares de hectares de floresta seca no sudoeste da França. 6.000 hectares de floresta de pinheiros foram queimados, disseram autoridades regionais de Gironde nesta quarta (10). pic.twitter.com/QkaxhHhsko
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) August 10, 2022
Esse incêndio florestal, queimando em florestas de pinheiros ao sul de Bordeaux, exigiu o envio de pelo menos 1.000 bombeiros, segundo a Reuters , com mais recursos a caminho.
Prevê-se que as temperaturas na região excedam 37° na quinta e sexta-feira, juntamente com baixos níveis de umidade relativa, tornando as condições de combate a incêndios extremamente desafiadoras.
No Reino Unido, onde as temperaturas estão previstas para subir em meados dos anos 90 de hoje até domingo, o Met Office içou um “Alerta de Calor Extremo” âmbar durante o período.
#FRANCE 🇫🇷 🔥 Fortunately, at this time no victims. pic.twitter.com/MxoXoRyxqF — Le Polynésien 🇵🇫🇳🇨🇫🇷🇼🇫🇹🇫 (@How_Tiny_UK_Is) August 10, 2022
Still huge Forest Fires ravaging the beautiful French landscapes: Gironde , Aveyron, Drôme, Isère, Pyrénées.
Thousands in Gironde, France were evacuated last night after a forest fire grew out of control. Forest fires are always tragic, but particularly in France, where 75% of the forests are privately owned. Take a look:pic.twitter.com/rHr7xP0732
— Steve Hanke (@steve_hanke) August 11, 2022
Prevê-se que o perigo de incêndio no sudeste da Inglaterra atinja suas duas categorias mais altas, “muito alto” a “excepcional”, com as autoridades alertando que podem não ser capazes de responder a todas as chamadas.
Durante a onda de calor recorde em julho, incêndios varreram partes de Londres e o prefeito de Londres disse que foi o dia mais movimentado para os bombeiros desde a Segunda Guerra Mundial .
As gramíneas dentro e ao redor de Londres estão secas, alertam os bombeiros, e podem incendiar-se com a menor faísca, espalhando-se rapidamente em condições de calor e seca .
Grande parte da Europa está no meio de uma seca intensa , que o calor só vai piorar. Autoridades francesas chamaram a seca daquele país, que derrubou algumas usinas nucleares que dependem da água do rio para resfriar seus reatores.
Julho foi o mês mais seco da França desde 1959, e o sul da Inglaterra também está batendo recordes de seca.
Na Alemanha, o rio Reno atingiu níveis tão baixos que a viabilidade dessa importante artéria de carga, que transporta commodities e suprimentos de energia como carvão e óleo diesel, está ameaçada.
Este verão também viu o derretimento rápido e extenso de geleiras de montanha em toda a Europa, incluindo os Alpes suíços.
De acordo com a AP , em Valais, na Suíça, o derretimento das geleiras revelou partes de um avião que havia caído lá há muito tempo, bem como pelo menos dois esqueletos em locais separados.
As condições de calor e seca estão reduzindo a produtividade das colheitas, reduzindo a colheita de commodities-chave em um momento em que os suprimentos de alimentos estão tensos em todo o mundo e os preços estão elevados devido à invasão não provocada da Ucrânia pela Rússia.