Mundo

Zelensky alerta para ‘catástrofe’ se usina nuclear da Ucrânia não for protegida

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky , disse nesta segunda-feira (15) que as ações da Rússia podem “causar uma catástrofe” caso a maior usina nuclear da Europa na Ucrânia não seja defendida adequadamente.

“Se as ações da Rússia causarem uma catástrofe, as consequências também podem atingir aqueles que permaneceram em silêncio até agora”, alertou Zelensky .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 “Qualquer incidente de radiação na central nuclear de Zaporizhzhia pode afetar os países da União Europeia, Turquia, Geórgia e países de regiões mais distantes”, prosseguiu.

Zelensky falou sobre os efeitos da presença da Rússia perto da usina na comunidade internacional, dizendo que a Rússia está ignorando e rejeitando as demandas de outros países.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Se um Estado terrorista se permite ignorar completamente as demandas da comunidade internacional, especialmente em um tema tão sensível, isso indica claramente a necessidade de ação imediata”, disse ele, acrescentando que a Rússia está “rejeitando as demandas de segurança” de 42 países. que pediram ao país para retirar suas forças da usina.

Os países, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Japão e os países da União Europeia, divulgaram um comunicado conjunto na segunda-feira pedindo que a Rússia se retire da área.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Instamos a Federação Russa a retirar imediatamente suas forças militares e todo o pessoal não autorizado da Usina Nuclear de Zaporizhzhia, seus arredores imediatos e toda a Ucrânia”, escreveram os países.

Em seu discurso, o presidente ucraniano pediu “novas sanções duras contra a Rússia”, chamando-a de “estado terrorista” e pedindo a outros países que apoiem a luta da Ucrânia contra a aquisição de usinas nucleares por seu vizinho.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“E se agora o mundo não tem força e determinação para proteger uma usina nuclear, isso significa que o mundo perde”, disse Zelensky.

Ele terminou seu discurso com um aviso à Rússia: “Todos os terroristas russos devem saber que cada metro de terra ucraniana é um perigo absoluto para eles. Não importa o quanto eles tentem se esconder. Não importa onde esteja. Eles serão encontrados e destruídos.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile