Mundo

Zelensky elogia uma Ucrânia ‘renascida’ no Dia da Independência, seis meses após a invasão russa

A Ucrânia “renasceu” quando a Rússia invadiu há seis meses, disse o presidente Volodymyr Zelenskyy nesta quarta-feira, enquanto seu país observava seu Dia da Independência marcado por temores de que Moscou possa intensificar seus ataques . 

Os aliados internacionais de Kyiv fizeram elogios e novas promessas de ajuda militar para marcar a ocasião, com o presidente Joe Biden anunciando um pacote de quase US$ 3 bilhões que, segundo ele, permitiria ao país adquirir armas para se defender a longo prazo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As festividades foram moderadas, no entanto, com reuniões em massa canceladas e ucranianos em todo o país instruídos a ficarem vigilantes caso a Rússia desencadeasse novos ataques. Mas o simbolismo de uma nação celebrando sua identidade seis meses depois que os tanques de seu vizinho atravessaram a fronteira em um esforço para apagá-la ficou evidente no discurso de Zelenskyy.

“Em 24 de fevereiro, nos disseram: você não tem chance. Em 24 de agosto, dizemos: Feliz Dia da Independência, Ucrânia!” Zelenskyy disse em um vídeo gravado , que foi ao ar no início do 31º aniversário da independência da Ucrânia do domínio soviético. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A perseverança do país ao longo dos seis meses de conflito o moldou como nada antes, disse o líder de 44 anos aos ucranianos enquanto estava na histórica Praça Maidan, em Kyiv, vestindo suas calças militares. 

“Finalmente nos tornamos verdadeiramente um”, disse ele. “Uma nova nação que surgiu em 24 de fevereiro às 4 da manhã. Não nasceu, mas renasceu.” 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile