Mundo

Usina nuclear de Zaporizhzhia é parcialmente reconectada à rede da Ucrânia

A Ucrânia disse que conseguiu reconectar parcialmente a usina nuclear de Zaporizhzhia à sua rede depois que o presidente, Volodymyr Zelenskiy, disse que evitou por pouco um “desastre de radiação” quando todas as linhas foram cortadas na quinta-feira.

A usina foi capturada no início de maio por forças russas, que supostamente estão armazenando equipamentos na maior instalação nuclear da Europa, mas ainda está sendo administrada por técnicos ucranianos sob o olhar das forças de ocupação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Três das quatro conexões de energia das quais a usina depende para manter seus reatores resfriados foram cortadas anteriormente durante os combates e, na quinta-feira, incêndios ao redor da usina, que Zelenskiy atribuiu ao bombardeio russo, derrubaram a quarta, desconectando-a pela primeira vez em sua história. A Rússia culpou o bombardeio ucraniano e disse na sexta-feira que destruiu a arma responsável.]

Zelenskiy disse que a desconexão colocou “a Ucrânia e todos os europeus em uma situação a um passo de um desastre de radiação”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As autoridades ucranianas disseram que os sistemas de backup entraram em ação para garantir os sistemas de refrigeração e segurança na usina, mas na manhã de sexta-feira, a Energoatom, agência nuclear estatal da Ucrânia, disse que os esforços ainda estavam em andamento para conectá-lo à rede ucraniana antes de anunciar o sucesso na operação. no início da tarde com a ligação de um dos seus seis reatores.

“Os profissionais de energia nuclear da Zaporizhzhia NPP são verdadeiros heróis! Eles seguram incansavelmente e firmemente a segurança nuclear e de radiação da Ucrânia e de toda a Europa em seus ombros”, escreveu Energoatom em seu canal Telegram.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A situação, no entanto, permanece frágil, pois os combates continuam em torno da usina.

Autoridades ucranianas e especialistas internacionais têm alertado constantemente sobre o potencial de uma catástrofe nuclear por causa dos combates em torno da instalação, que fica perto da linha de frente no sul. A desconexão da rede aumenta o risco de uma falha catastrófica dos sistemas de refrigeração movidos a eletricidade para seus reatores e barras de combustível irradiado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um incidente nuclear pode ter consequências desastrosas para a população imediata e nuvens de radiação podem viajar pela Europa.

Uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica está programada para visitar a usina na próxima semana para monitorar a situação e tomar medidas de proteção, disse Lana Zerkal, assessora do ministro da Energia da Ucrânia, na Rádio NV da Ucrânia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile