Mundo

Zelensky: Usina nuclear ucraniana é reconectada à rede elétrica, mas ‘situação continua muito arriscada’

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky , anunciou nesta sexta-feira (27) que a usina nuclear de Zaporizhzhia está conectada à sua rede elétrica, mas alertou que a “situação continua muito arriscada”.

“Quero enfatizar que a situação continua muito arriscada e perigosa”, disse Zelensky em um discurso presidencial.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Qualquer repetição dos eventos de ontem, ou seja, qualquer desconexão da usina da rede, qualquer ação da Rússia que possa desencadear o desligamento dos reatores, novamente colocará a usina a um passo do desastre.”

Zelensky aplaudiu os cientistas nucleares por proteger a usina, que ele disse estar “constantemente sendo provocada pelas forças russas”, do “pior cenário”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As usinas nucleares da Ucrânia causaram preocupação em meio à invasão russa de que a guerra poderia levar a um desastre nuclear. Os russos assumiram o controle da usina no início do conflito.

A usina de Zaporizhzhia foi desconectada de sua rede na quinta-feira, depois que um incêndio começou ao redor das linhas de conexão à rede.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Logo após a desconexão, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou que enviaria uma delegação à usina nuclear por motivos de segurança.

A delegação estava programada para visitar Zaporizhzhia para fazer um inventário de seus recursos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Zelensky abordou a visita da AIEA durante seu discurso na sexta-feira, apoiando seu envolvimento com a usina nuclear.

“Por isso é tão importante que a missão da AIEA chegue à usina o mais rápido possível e ajude a manter a central nuclear sob controle contínuo da Ucrânia”, disse Zelensky, referindo-se a possíveis perigos futuros resultantes da posse russa da usina.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Zelensky pediu à comunidade internacional que apoie a Ucrânia tanto na supervisão da fábrica de Zaporizhzhia quanto na responsabilização da Rússia pelos atrasos que a guerra causou na exportação de grãos da Ucrânia.

“Enfatizo que é de total responsabilidade dos parceiros evitar qualquer provocação russa e interrupção das exportações”, disse ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Zelesnky compartilhou que a recente “iniciativa de exportação de grãos” moveu um milhão de toneladas de alimentos para fora do país e que a Ucrânia pretende continuar esse trabalho.

“Esta é uma vitória”, disse Zelensky, acrescentando que 44 navios de grãos foram enviados para 15 países, enquanto a Ucrânia aguarda 70 pedidos adicionais para a chegada de navios aos portos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile