Mundo

Putin diz que Gorbachev ‘teve enorme impacto no curso da história global’

Vladimir Putin enviou condolências oficiais à família de Mikhail Gorbachev no primeiro comunicado oficial do Kremlin sobre o falecimento do último líder da União Soviética.

“Mikhail Gorbachev foi um político e estadista que teve um enorme impacto no curso da história global”, disse Putin no telegrama, publicado no site do Kremlin.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A mensagem cuidadosamente redigida abordou o legado de Gorbachev enquanto eliminou as críticas mais contundentes que Putin fez sobre as decisões que levaram à queda da União Soviética.

“Ele liderou nosso país durante o período de transformações complexas e dramáticas e extensos desafios políticos, econômicos e sociais estrangeiros. Ele tinha uma compreensão profunda da necessidade de reformas e procurou propor suas soluções para os problemas prementes”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Putin teve um relacionamento tenso com Gorbachev, que iniciou políticas que levaram à queda da União Soviética. Putin chamou o colapso do país de “a maior catástrofe geopolítica do século”.

Gorbachev também criticou Putin, às vezes cuidadosamente, por reverter as reformas democráticas e reintroduzir elementos de repressão que às vezes lembram a era soviética.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Kremlin disse que ainda não foi tomada uma decisão sobre se Gorbachev receberia um funeral de Estado. Seria altamente incomum para um ex-líder do Kremlin, mesmo um tão controverso na Rússia quanto Gorbachev, não receber um.

“Nenhuma decisão foi tomada neste momento”, disse Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, acrescentando que a questão será abordada na quarta-feira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em comentários separados, Peskov chamou Gorbachev de “homem extraordinário e único”.

“Gorbachev deu um impulso para o fim da Guerra Fria e queria sinceramente acreditar que ela terminaria e que um eterno período romântico começaria entre a nova União Soviética e o mundo, o ocidente coletivo, como o chamamos”, disse Peskov. em comentários não oficiais, televisionados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Esse romantismo não se concretizou. Nenhum período romântico e ‘século de mel’ ocorreu. A sede de sangue de nossos oponentes se mostrou. É bom que tenhamos percebido e entendido a tempo.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile