Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta quarta-feira (31), a Rússia interrompeu temporariamente o fornecimento de gás para a Europa através do gasoduto Nord Stream para trabalhos de reparo.
Nenhum fluxo de gás estaria disponível no gasoduto que corre sob o Mar Báltico para a Alemanha até 3 de setembro, a gigante estatal russa de energia Gazprom fez um anúncio.
Sobre as preocupações de que a Rússia não continuará o fornecimento de gás para a Europa, mesmo após o trabalho de manutenção, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou na terça-feira que, independentemente dos problemas decorrentes das restrições ocidentais, nada atrasa o fornecimento para a Europa.
“Países europeus, Reino Unido, Canadá e EUA impuseram sanções contra a Rússia, que não permitem a manutenção normal e trabalhos de reparo, e também não permitem o retorno legal dos componentes e conjuntos necessários para seus locais de operação, ” ele adicionou.
Em seu comunicado de imprensa em 27 de julho, a Gazprom anunciou que reduziria a capacidade diária de fornecimento de gás natural para a Europa através do gasoduto Nord Stream para 20%.