Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Polônia anunciou nesta quinta-feira (1º) que estimou o custo financeiro de suas perdas na Segunda Guerra Mundial em US$ 1,3 trilhão e afirmou que irá exigir oficialmente reparações à Alemanha.
O anúncio foi realizado no dia em que o início do conflito completa 83 anos.
“É uma soma importante de 6,2 trilhões” de zlotys (aproximadamente US$ 1,3 trilhão), disse o vice-primeiro-ministro Jaroslaw Kaczynski, que é líder do partido governista Lei e Justiça (PiS) do país.
Em coletiva de imprensa, Kaczynski afirmou que receber as reparações será um processo “longo e difícil”.
Cerca de 6 milhões de poloneses, incluindo 3 milhões de judeus poloneses, foram mortos durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1953, os então governantes comunistas poloneses renunciaram a todas as reivindicações de reparações de guerra sob pressão da União Soviética (URSS), que queria libertar a Alemanha Oriental de qualquer responsabilidade.
O partido governista PiS afirma que o acordo firmado na época é inválido porque a Polônia não conseguiu negociar uma compensação justa.
Maior parceiro comercial da Polônia, a Alemanha disse anteriormente que todas as reivindicações financeiras relacionadas ao conflito já foram resolvidas.