Mundo

G7 aprova plano para impor limite de preço ao petróleo da Rússia

Nesta sexta-feira (02), os ministros das Finanças do G7 aprovaram um plano para impôr um limite de preço à compra de petróleo russo. A ideia é que o limite impeça a Rússia de se aproveitar da alta dos custos de combustíveis no mercado.

Em comunicado divulgado pela Alemanha, que preside o G7 este ano, os ministros das Finanças disseram ter confirmado sua “intenção política conjunta de finalizar e implementar uma proibição total de serviços que permitam o transporte marítimo de petróleo bruto e derivados de origem russa no mundo”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A prestação destes serviços “só seria permitida se o petróleo e os produtos petrolíferos fossem adquiridos a um preço determinado pela coligação de países que aderirem à medida e a aplicarem”, completaram.

O grupo ainda não definiu, porém, valores limites para a negociação do petróleo e não especificou quando o G7 pretende finalizar o plano. “Convidamos todos os países a contribuir para o desenho do preço máximo e a aplicação desta importante medida”, disse a Alemanha. O país pediu uma “ampla coalizão para maximizar a eficácia”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em retaliação a proposta, a Rússia disse que pode deixar de vender o produto para países que adotarem o limite de preço.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile