Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O príncipe Charles se tornou o novo rei e chefe de Estado do Reino Unido e de outras 15 nações da Commonwealth* após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, nesta quinta-feira (08).
O ex-príncipe de Gales tornou-se automaticamente o novo monarca no momento em que a rainha morreu aos 96 anos – mas sua coroação provavelmente não ocorrerá por muitos meses.
Charles, de 73 anos, é herdeiro do trono desde 1952, quatro anos após seu nascimento no Palácio de Buckingham.
Seu antigo título, o príncipe de Gales, agora provavelmente será passado para seu filho, o príncipe William, duque de Cambridge, juntamente com vários outros títulos.
Já houve dois reis Charles na história britânica – com um deles foi executado – e há alguns pontos de interrogação sobre qual título o Charles moderno terá.
O novo monarca ascende ao trono enquanto os tributos chegam para sua mãe e seu notável reinado de mais de 70 anos.
Uma declaração foi emitida pela Família Real em nome de Charles, já considerado rei.
CONFIRA A DECLARAÇÃO COMPLETA:
“A morte de minha amada Mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família.
Lamentamos profundamente o falecimento de uma soberana querida e de uma mãe muito amada.
Eu sei que a perda dela será profundamente sentida em todo o país, nos Reinos e na Commonwealth e por inúmeras pessoas ao redor do mundo.
Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto em que a rainha foi tão amplamente mantida”.
*Commonwealth é Comunidade das Nações, originalmente criada como Comunidade Britânica de Nações, é uma organização intergovernamental composta por 53 países membros independentes.
A statement from His Majesty The King: pic.twitter.com/AnBiyZCher
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022