Mundo

Ucrânia desliga maior usina nuclear da Europa

 A Ucrânia informou neste domingo (11) que o sexto e último reator da usina nuclear de Zaporizhzhia, controlada pela Rússia, no sul do país, não está mais gerando eletricidade.

“Hoje, 11 de setembro de 2022, à noite, às 03h41 (0141 GMT), a unidade nº 6 da ZNPP foi desconectada da rede elétrica. Os preparativos estão em andamento para seu resfriamento e transferência para um estado frio”, disse a agência nuclear estatal Energoatom em comunicado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Ucrânia e seus aliados estão cada vez mais preocupados com a operação segura da usina de Zaporizhzhia – a maior da Europa – e os recentes combates no local aumentaram o temor de um incidente grave.

O órgão de vigilância atômica da ONU alertou no início desta semana que um apagão na cidade vizinha de Energodar “comprometeu a operação segura” da instalação nuclear.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Energoatom disse no domingo que um desligamento a frio era o “estado mais seguro” para o reator.

A Energoatom disse que o sexto reator gera energia para a própria usina há três dias e que a decisão de interromper suas operações ocorreu quando a energia externa foi restabelecida na instalação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Em caso de danos repetidos nas linhas de transmissão que ligam a instalação ao sistema de energia – cujo risco permanece alto – as necessidades internas (da usina) serão alimentadas por geradores a diesel”, alertou em comunicado.

A Energoatom em seu comunicado novamente pediu o estabelecimento de uma zona desmilitarizada ao redor da usina, dizendo que era a única maneira de garantir a segurança da usina. – AFP

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile