Mundo

Zelensky faz visita surpresa a cidades recapturadas

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, visitou cidades recapturadas no nordeste na quarta-feira, enviando uma forte mensagem ao presidente russo, Vladimir Putin: a Ucrânia pretende manter as tropas russas em fuga. 

A visita de Zelenskyy a Izyum teria sido impensável na semana passada, já que os russos mantiveram a cidade por mais de seis meses até que ela foi libertada há três dias. Mesmo agora, a visita foi ousada – fica a pouco mais de 10 quilômetros da linha de frente mais próxima e bombardeios ocasionais podem ser ouvidos à distância. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A libertação de Izyum foi parte de uma ofensiva impressionante na qual o exército ucraniano retomou quase todo o território da região de Kharkiv que estava sob controle russo desde o início da guerra. A Rússia usou a região como um centro estratégico para reabastecer suas forças em outros lugares da linha de frente oriental com alimentos, armas e outros suprimentos. 

Um soldado ucraniano que fez parte da contra-ofensiva relâmpago disse ao jornal norte-americano CBS News que eles corriam até 32 quilômetros por dia a caminho de Izyum, libertando aldeias ao longo do caminho. Ele disse que eles não esperavam que a liberação acontecesse em questão de dias, dizendo que achava que levaria um mês.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Nós pegamos a primeira linha de russos”, disse o soldado. “Eles então não têm uma segunda linha, terceira linha, e podemos ir para a frente muito rápido.” 

Para os moradores que suportaram mais de meio ano de inferno, isso não poderia acontecer em breve. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Liza Jankina se escondeu com 50 vizinhos por quatro meses em um porão gelado. Ela apontou os arbustos próximos onde eles foram forçados a enterrar às pressas um vizinho que morreu após precisar de medicação para problemas de saúde. 

Sem eletricidade na cidade e com poucos suprimentos, a ajuda humanitária chegou aos moradores. Alguns moradores não comiam uma refeição adequada há meses. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile