Mundo

Governo Biden prepara regras para ativos digitais e criptomoedas

Agências governamentais dos Estados Unidos devem dobrar a fiscalização sobre ativos digitais e identificar lacunas na regulamentação de criptomoedas, disse o governo Biden nesta sexta-feira, citando potencial de uso indevido, mesmo observando seu crescente papel nas finanças globais.

O Departamento do Tesouro vai liderar um grupo de agências governamentais que considerará uma moeda digital do banco central, mas a Casa Branca não endossou um dólar digital.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A ação coletiva do governo, anunciada em uma série de relatórios, segue uma ordem que o presidente norte-americano, Joe Biden, assinou este ano “para garantir o desenvolvimento responsável de ativos digitais”.

Os relatórios instam reguladores como a Comissão de Segurança e Câmbio (SEC) e a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) a emitir orientações e regras para os riscos do ecossistema de ativos digitais, incluindo o potencial de criptomoedas serem usadas em lavagem de dinheiro ou fraude.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Casa Branca também disse que Biden poderá pedir que o Congresso altere a Lei de Sigilo Bancário (BSA) para se aplicar a provedores de serviços de ativos digitais, incluindo exchanges de criptomoedas e plataformas para tokens não fungíveis (NFTs). A BSA exige que bancos relatem transações suspeitas ao Tesouro.

Biden também vai considerar recomendações de agências para criar uma estrutura federal que supervise provedores de pagamentos não bancários.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Departamento de Justiça também disse que está criando um coordenador de ativos digitais supervisionando 150 promotores federais para investigar e processar crimes de ativos digitais.

As criptomoedas superaram 3 trilhões de dólares em valor de mercado no ano passado, mas o setor tropeçou nos últimos meses, à medida que os investidores abandonaram ativos de risco devido ao aumento das taxas de juros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A secretária de Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, observou os riscos, acrescentando que ativos digitais bem regulamentados podem tornar os sistemas de pagamento internacionais mais competitivos e ajudar populações carentes.

*Com informações de Reuters

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile