Mundo

EUA dizem que a ameaça nuclear de Putin é irresponsável, mas que deve ser levada a sério

Os Estados Unidos estão levando “a sério” a ameaça do presidente russo, Vladimir Putin, de usar armas nucleares na guerra da Ucrânia, disse um porta-voz da Casa Branca nesta quarta-feira (21), anunciando “sérias consequências” caso avance.

“É uma retórica irresponsável de uma potência nuclear. Mas não é fora do comum a forma como ele tem falado nos últimos sete meses e levamos isso muito a sério “, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby , entrevistado pela ABC depois que Putin disse que usaria “todos os meios disponíveis” para proteger os territórios russos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Estamos monitorando sua postura estratégica da melhor forma possível. Então, se necessário, podemos modificar o nosso. Não vimos nenhuma indicação de que isso seja necessário neste momento ” , disse Kirby.

Putin anunciou uma mobilização parcial na quarta-feira , em um discurso que  intensificou a retórica  contra os países ocidentais, acusando-os de querer “destruir” a Rússia, e no qual ele  ameaçou usar armas nucleares.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A chantagem nuclear também foi feita […] Gostaria de lembrar a quem faz esse tipo de declarações que  nosso país também tem vários meios de destruição , alguns dos quais são mais modernos que os dos países da OTAN”, declarou o presidente russo. “Usaremos todos os meios à nossa disposição para proteger a Rússia e nosso povo”, disse ele. “ E eu estou dizendo ‘todos os meios’. Isso não é um blefe”, insistiu.

Mais cedo, a embaixadora dos EUA na Ucrânia, Bridget Brink , descreveu a convocação de falsos referendos nos territórios ocupados e a mobilização decretada por Moscou como “sinais de fraqueza” e “fracasso” por parte da Rússia .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Os falsos referendos e a mobilização são sinais da fraqueza e fracasso da Rússia. Os Estados Unidos nunca reconhecerão as alegações da Rússia de território ucraniano supostamente anexado e continuaremos apoiando a Ucrânia pelo tempo que for necessário” , escreveu ele em uma mensagem no Twitter.

Da mesma forma, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg , acusou Putin de usar “retórica nuclear imprudente”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Esta é uma retórica nuclear perigosa e imprudente. Não é novo, porque você já fez isso muitas vezes antes. [Putin] sabe muito bem que uma guerra nuclear nunca deve ser travada e não pode ser vencida”, disse Stoltenberg em um evento paralelo à Assembleia Geral da ONU.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile