Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Dezenas de pessoas morreram depois que um barco que transportava migrantes e refugiados do Líbano virou na costa da Síria, segundo o governo sírio.
“O número de pessoas encontradas mortas subiu para 34”, disse o Ministério da Saúde da Síria em comunicado na quinta-feira, acrescentando que 20 sobreviventes estavam sendo tratados no hospital de Basileia, em Tartous.
O Ministério dos Transportes da Síria citou sobreviventes dizendo que o barco partiu da região de Minyeh, no norte do Líbano, na terça-feira, com entre 120 e 150 pessoas a bordo.
Samer Qubrusli, diretor geral de portos, disse que as operações de busca estão em andamento em condições difíceis devido ao mar agitado e ventos fortes.
O incidente é um dos mais mortíferos desde que um número crescente de libaneses, sírios e palestinos tentaram fugir do Líbano por mar para a Europa , atingido pela crise .
Só no Líbano, dezenas de milhares de pessoas perderam seus empregos e a libra libanesa caiu mais de 90% de seu valor, erradicando o poder de compra de milhares de famílias que agora vivem em extrema pobreza.
O governador de Tartous, Abdulhalim Khalil, teria visitado os sobreviventes no hospital.
Não ficou imediatamente claro quantas pessoas estavam a bordo e para onde exatamente eles estavam indo, mas a guarda costeira ainda está procurando por corpos.
A mídia estatal disse que o barco transportava pessoas de diferentes nacionalidades.
Milhares de libaneses, sírios e palestinos deixaram o Líbano em barcos nos últimos meses em busca de melhores oportunidades na Europa.
O Líbano tem uma população de seis milhões, incluindo um milhão de refugiados sírios, e está enfrentando um grave colapso econômico desde o final de 2019, que levou mais de três quartos da população à pobreza.
Em abril, um barco que transportava dezenas de libaneses, sírios e palestinos que tentavam migrar por mar para a Itália caiu a mais de 5 km do porto de Trípoli, após um confronto com a marinha libanesa. Dezenas foram mortas no incidente.
Os migrantes estão deixando o país da costa norte do Líbano, que é a região mais pobre do pequeno país.
Major disaster at sea, a vessel has sunk in the Mediterranean near Tartus with 170 refugees, 37 of the victims of the sinking Lebanese boat have been recovered off so far, rescue operations for the Lebanese boat have stopped due to rough weather conditions : pic.twitter.com/RIiXbqcFgK
— Nagi N. Najjar (@NagiNajjar) September 22, 2022