Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta sexta-feira (30), o Kremlin alertou que ataques contra qualquer parte da Ucrânia que Vladimir Putin anexar serão considerados agressões contra a própria Rússia. O governo russo ainda acrescentou que lutará para tomar a totalidade do Donbass ucraniano.
O líder russo Vladimir Putin deve proclamar a anexação de quase um quinto da Ucrânia nesta sexta-feira (30). A decisão do russo vai levar a guerra a uma nova fase.
Ainda nesta manhã, Moscou vai declarar que as regiões ucranianas de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia, em grande parte ou parcialmente ocupadas por forças russas, fazem parte da Rússia.
Questionado por repórteres se um ataque da Ucrânia aos territórios que a Rússia reivindica como sua terra seria considerado um ataque à Rússia, o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov garantiu: “Não seria outra coisa.”
Na semana passada, a Rússia disse que estava disposta a usar armas nucleares para defender a “integridade territorial” da Rússia.
Antes das anexações, a Rússia realizou “referendos” nas áreas ocupadas da Ucrânia.
O Ocidente e a Ucrânia disseram que os votos organizados às pressas violavam a lei internacional e não eram representativos.