Mundo

Rússia é acusada de sequestrar chefe de usina nuclear na Ucrânia

(Divulgação)

Tropas russas detiveram o diretor-geral da usina nuclear de Zaporizhzhia , na Ucrânia, e o levaram para um local desconhecido, reacendendo temores sobre a segurança da instalação.

Ihor Murashov foi preso a caminho da instalação nuclear, a maior da Europa, para a cidade de Enerhodar às 16h (13h GMT) na sexta-feira, disse Petro Kotin, chefe da empresa estatal Energoatom, em comunicado neste sábado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Ele foi retirado do carro e, com os olhos vendados, foi conduzido em uma direção desconhecida. Sua detenção pela [Rússia] coloca em risco a segurança da Ucrânia e da maior usina nuclear da Europa”, disse Kotin, acrescentando que não há notícias imediatas sobre o destino de Murashov.

A Rússia não comentou a prisão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Kotin disse que apelou ao chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, para tomar “todas as ações imediatas possíveis para libertar urgentemente” Murashov.

A AIEA disse que foi informada pelas autoridades russas que Murashov foi “detido temporariamente para responder a perguntas”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A agência da ONU acrescentou que “de acordo com seu mandato de segurança nuclear”, “está buscando ativamente esclarecimentos e espera uma resolução rápida e satisfatória deste assunto”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile