Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta terça-feira (04), autoridades militares dos EUA e da Coreia do Sul realizam exercícios militares de ataque contra mísseis balísticos de médio alcance norte-coreanos. A informação é da TV estatal sul-coreana KBS.
De acordo com a emissora, as manobras são uma resposta à Coreia do Norte, que, na madrugada de hoje, lançou mísseis por cima do território do Japão.
Essa foi a 1ª vez que mísseis disparados em exercícios militares norte-coreanos passaram pelo espaço aéreo japonês.
O teste da Coreia do Norte escalou as tensões na região. Este foi o 5º míssil lançado na região pela Coreia do Norte em uma semana.
A decisão é uma reação do governo norte-coreano ao anúncio de que os EUA e a Coreia do Sul farão exercícios militares conjuntos na área.
O governo do Japão chegou a emitir alerta para que moradores buscassem refúgio.
“A Coreia do Norte parece ter lançado um míssil. Por favor, busquem proteção em edifícios ou abrigos subterrâneos”, disse o governo japonês em um alerta emitido às 7h29 de terça-feira (19h29 de segunda-feira, no horário de Brasília).
A emissora nacional japonesa NHK reportou que o alerta ficou em vigor para duas regiões do norte do país.
O presidente dos Estados Unidos Joe Biden entrou em contato com o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida reforçando o compromissa americano de defender o arquipélago.
De acordo com a agência de notícias Reuters, os EUA pedirão ao Conselho de Segurança da ONU que se reúna na quarta-feira para discutir sobre a Coreia do Norte.
Qualquer ação significativa do conselho de 15 membros é improvável, dizem diplomatas.
A Coreia do Norte foi proibida por anos de realizar testes nucleares e lançamentos de mísseis balísticos pelo Conselho de Segurança da ONU.