Mundo

Coreia do Norte dispara dois mísseis após exercícios EUA-Coreia do Sul

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance em direção às águas orientais da península – o sétimo lançamento em duas semanas de testes de armas depois que a Coreia do Sul e os Estados Unidos concluíram sua última rodada de exercícios navais .

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que Pyongyang disparou os dois mísseis da cidade costeira de Munchon, no sudeste, na manhã de domingo. O primeiro foi disparado por volta de 1h47, horário local (16h47 GMT) e o segundo cerca de seis minutos depois.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governo japonês também disse que a Coreia do Norte disparou o que pareciam ser mísseis balísticos.

Os dois mísseis atingiram uma altitude de 100 km (60 milhas) e cobriram um alcance de 350 km (217 milhas), disse o ministro da Defesa do Japão, Toshiro Ino, a repórteres.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ambos caíram fora da zona econômica exclusiva do Japão, e as autoridades estão investigando que tipo de mísseis foram lançados, incluindo a possibilidade de serem mísseis balísticos lançados por submarinos, disse ele.

Os militares da Coreia do Sul condenaram os lançamentos como uma “séria provocação” que minou a paz, observando que eram uma “clara violação” das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Comando Indo-Pacífico dos EUA disse em comunicado que estava discutindo a situação com seus aliados e parceiros e destacou o “impacto desestabilizador” dos programas de armas nucleares e mísseis balísticos da Coreia do Norte. Reiterou que o compromisso dos Estados Unidos com a defesa da Coreia do Sul e do Japão continua “resistente”.

A Coreia do Norte realizou um número sem precedentes de testes de armas este ano, incluindo seu maior míssil balístico intercontinental (ICBM) , enquanto o líder norte-coreano Kim Jong Un intensifica os esforços para modernizar e expandir as capacidades militares do país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os lançamentos mais recentes ocorreram em torno de exercícios militares realizados pelos EUA, Coreia do Sul e Japão, com exercícios navais envolvendo o porta-aviões nuclear USS Ronald Reagan encerrando no sábado.

O lançamento de domingo também ocorreu na véspera do 77º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, um grande evento para Pyongyang.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile