Mundo

Rússia acusa a Ucrânia de explosão em ponte e Zelensky chama Putin de “cínico”

O presidente russo, Vladimir Putin, disse no domingo que a explosão de uma ponte que liga a Rússia continental à Crimeia foi resultado de um ataque terrorista dos serviços especiais da Ucrânia.

 “Putin acusa a Ucrânia de terrorismo? Parece cínico demais até mesmo para a Rússia”, tuitou Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky . “Não, há apenas um terrorista de estado e o mundo inteiro sabe quem ele é”, acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 Putin fez a acusação durante uma reunião em vídeo com Alexander Bastrykin, presidente do Comitê de Investigação da Rússia, que disse ter aberto um processo criminal analisando o assunto como um ato de terrorismo.

 “ Não há dúvida. Este é um ato de terrorismo destinado a destruir infraestrutura civil criticamente importante”, disse Putin no vídeo, segundo a Reuters .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Isso foi planejado, executado e ordenado pelos serviços especiais ucranianos”, acrescentou Putin.

Bastrykin deu a entender que cidadãos de outros países – incluindo russos – participaram do ataque, segundo a AP .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele disse que as autoridades russas já determinaram a rota do caminhão responsável pela explosão, acrescentando que ele viajou para a Geórgia, Armênia, Bulgária, Ossétia do Norte e parte do sul da Rússia chamada Krasnodar, entre outros lugares.

A ponte de Kerch, um símbolo de longa data da reivindicação de Putin à Península da Crimeia, serve como uma rota de abastecimento crítica para as tropas russas na Ucrânia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile