Mundo

Usina nuclear da Ucrânia recupera fornecimento de energia após 2º corte em uma semana

A fonte de energia externa da usina nuclear de Zaporizhzhia , na Ucrânia, foi restaurada na quarta-feira, horas depois de ter sido cortada pela segunda vez em cinco dias na quarta-feira, de acordo com uma atualização da Agência Internacional de Energia Atômica .

“Fui informado por nossa equipe no local que a energia externa para #Zaporizzhzhya NPP foi restaurada”, disse o chefe da AIEA, Rafael Grossi no Twitter .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O operador do #ZNPP diz que a interrupção desta manhã foi causada por danos de bombardeio a uma subestação distante, destacando o quão precária é a situação. Precisamos de uma zona de proteção o mais rápido possível”, complementou.

A perda da fonte de alimentação externa forçou a usina a contar mais uma vez com seus geradores a diesel de emergência para as operações de segurança e proteção necessárias, como o resfriamento do reator.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 O desenvolvimento ocorreu um dia depois de Grossi se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, em São Petersburgo.

A usina está paralisada a frio no mês passado depois que bombardeios intermitentes – pelos quais a Rússia e a Ucrânia culpam uns aos outros – provocaram protestos internacionais e temores de um desastre nuclear .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Durante a reunião, Putin expressou sua preocupação com a situação na usina de Zaporizhzhia, enquanto Grossi afirmou que está trabalhando para evitar um acidente nuclear, informou o New York Times .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile